Quando falo de fatores internos, falo de característica da sua empresa. Vamos subdividir em:
- Pontos Fortes (Forças/Fortalezas): é tudo que a empresa possui de bom.
- Pontos Fracos (Fraquezas): é tudo que a empresa precisa melhorar.
Segundo Kotler P. & Keller K.L., 2006, em ambos os pontes você pode analisar os seguintes itens:
- Marketing
- reputação da empresa
- participação de mercado
- satisfação do cliente
- retenção do cliente
- qualidade do produto
- qualidade do serviço
- eficiência na determinação de preço
- eficiência na distribuição
- eficiência nas promoções
- eficiência da força de vendas
- eficiência das inovações
- cobertura geográfica
- Finanças
- custo ou disponibilidade de capital
- fluxo de caixa
- estabilidade financeira
- Produção
- instalações
- economias de escalas
- capacidade
- força de trabalho capaz e dedicada
- capacidade de produzir no prazo
- habilidades técnicas de fabricação
- Organização
- liderança visionária e capaz
- funcionários dedicados
- orientação empreendedora
- flexibilidade ou boa capacidade de resposta
Quando falo de fatores externos, falo de características macroambientais do mercado onde sua empresa está inserida, tais como: econômicas, demográficas, tecnológicas, político-legais e socioculturais. Vamos subdividir em:
- Oportunidades: é quando uma empresa ao atender seus clientes obtém lucro. Existem basicamente 3 tipos de oportunidades: quando sua empresa oferece algo que a oferta seja escassa, quando sua empresa oferece um produto/serviço já existente com diferencial de mercado e quando sua empresa oferece um produto/serviço totalmente novo. É importante que a empresa consiga identificar oportunidades e aproveitá-las da melhor maneira possível. Para ajudá-los(as) utilize a Matriz a seguir.
- Ameaças: é um desafio imposto por uma tendência ou evento desfavorável que acarretaria, na ausência de uma ação de marketing defensiva, a deterioração das vendas ou dos lucros. As ameaças devem ser analisadas de acordo com a gravidade e probabilidade de ocorrência. Para ajudá-los(as) utilize a Matriz a seguir.
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