5 M’s da Propaganda


Hoje vou falar sobre um assunto que parece muito básico, mas muitas vezes é completamente ignorado pelas empresas, principalmente pelas pequenas e médias que não possuem pessoal especializado para cuidar do marketing.

Fonte imagem: Adaptado de Philip Kotler e Kevin Keller, 2006 (p.567)

Segundo Philip Kotler e Kevin Keller:

“Propaganda é qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.”

Toda empresa precisa fazer propaganda, independente de seu tamanho. É  através da propaganda que a empresa se torna conhecida e divulga seus produtos e serviços. O que muda de uma empresa para outra é a forma como essa propaganda é desenvolvida, onde é divulgada, quanto é gasto em propaganda, mensagem comunicada etc.

Não importa o tamanho da sua empresa, se você possui uma agência contratada para planejar e executar suas propagandas  ou se é  feito por uma equipe interna, os 5M’s devem ser seguidos. Desta forma você garante maior eficácia e melhores resultados para sua empresa. Como a maioria dos conceitos de marketing, os 5M’s vem das iniciais das palavras em inglês (Mission, Money, Message, Media e Measurement), que significam:

  • Mission (Missão): Quais são os objetivos da propaganda? Aqui deve-se considerar principalemente as metas de vendas.
  • Money (Verba): Quanto gastar? Para definir a verba a ser investida na propaganda devem ser considerados os fatores: estágio no ciclo de vida do produto; participação de mercado; concorrência e saturação da comunicação; frequência da propaganda e grau de substituição do produto.
  • Message (Mensagem): Qual mensagem deve ser transmitida? A empresa deve criar, avaliar e executar a mensagem considerando também a responsabilidade social da mensagem.
  • Media (Mídia): Que veículos de comunidação devem ser utilizados? Aqui deve-se analisar alcance, frequência e impacto de cada veículo (estes dados normalmente são medidos pelo IBOPE e devem ser fornecidos pelo próprio veículo de comunicação. É a famosa AUDIÊNCIA); tipos de mídia; veículos de comunicação mais adequados e específicos para a sua propaganda; timing e distribuição geográfica da mídia.
  • Measuremente (Medidas – Avaliação): Como avaliar os resultados? Depois de veiculada, deve-se analisar o impacto na comunicação nas vendas.

Parece simples, não é mesmo? E é simples, porém ainda hoje, empresas de todos os tamanhos desperdiçam quantias exorbitantes em propaganda sem saber se atingem os resultados necessários.

Fica a dica e até o próximo post.

Cristina Brasão

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