Planejamentos Estratégico, Tático e Operacional – Parte 3/7


Conforme vimos nos posts anteriores da série, o Planejamento estratégico se desdobra em Planejamento Táticos, podem ser descritos em 4 grandes planos: Financeiro, de Marketing, de Gestão de Pessoas e de Produção. Veja mais detalhes a seguir.

Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro formaliza o método pelo qual as metas financeiras devem ser alcançadas, é uma declaração formal do que deve ser feito no futuro. O planejamento Financeiro é construído a partir da análise do Orçamento de Capital.

O Planejamento Financeiro desbobra-se em: Fluxo de Caixa, Plano de Investimentos e Plano de Aplicações que serão detalhados no Planejamento Operacional.

Planejamento de Marketing

Estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o planejamento estratégico da empresa. É composto de uma análise ambiental, objetivos, estratégias de marketing, plano de ação e projeção de venda e lucro.

O Planejamento Marketing desbobra-se em: Plano de Vendas e Plano de Propaganda que serão detalhados no Planejamento Operacional.

Planejamento de Gestão de Pessoas

Segundo Montana (2003) a abrangência do planejamento de Gestão de pessoas vai desde o plano de carreira ou desenho de cargos até o recrutamento, avaliação, projeto e implementação de sistemas de premiação.

O Planejamento de Gestão de Pessoas desbobra-se em: Plano de Treinamento que será detalhado no Planejamento Operacional.

Planejamento de Produção

“O Planejamento da Produção é um elemento chave no desdobramento da estratégia. A maior variedade de produtos, o menor tempo de entrega ao cliente e a sazonalidade da demanda são fatores que aumentam a complexidade do problema de planejar. Assim, é necessário ter um processo estruturado e um sistema robusto para otimizar a eficiência das operações.

O Planejamento da Produção deve responder as questões: o que, quanto e quando produzir. Ele determina e fornece, dentro de um sistema de manufatura, as informações necessárias para o dia-a-dia, de forma a reduzir os conflitos e otimizar os resultados entre as áreas de vendas, finanças e chão de fábrica.” (Publicação Original Aqui)

O Planejamento de Produção desbobra-se em Planos: de Produção, Abastecimento e Manutenção que serão detalhado no Planejamento Operacional.

No próximo post começo a falar sobre os Planejamentos Operacionais.

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: