Planejamentos Estratégico, Tático e Operacional – Parte 1/7


Você com certeza já ouviu falar sobre Planejamentos Estratégico, Tático e Operacional, mas você sabe o que cada um significa? Qual  a diferença entre eles? Aliás, existe diferença entre eles? Vou postar uma série especial falando sobre este assunto. Acompanhe.

Existem milhares de definição de Planejamento Estratégico, mas eu gosto bastante desta:

 “Planejamento estratégico é o processo continuo, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.” (Drucker, apud Chiavenato & Sapiro, 2003)

Na formulação de um planejamento estratégico devem ser seguidos os seguintes passos:

  • Definição da Missão: Missão é a razão de ser da organização. Ela é imposta pelos acionistas, simples e clara, e deve representar a organização no longo prazo.
  • Definição da Visão: Visão é a descrição de onde a empresa quer chegar considerando médio e longo prazos.
  • Análise SWOT: É a análise dos ambientes interno e externo da organização. No ambiente interno analisa-se os pontos fortes e fracos e no ambiente externo, as ameaças e oportunidades. Para saber mais leia o post.
  • Definição de Objetivos: É o estado futuro, situação resultado ou alvo desejado de atingir, através de um esforço adicional. Tem prazo definido para acontecer e é negociado.
  • Definição de Estratégias: Estratégias são os meios para se alcançar os objetivos. Para cada objetivo estabelecido é definida pelo menos uma estratégia.

O Planejamento Estratégico desdobra-se em Planejamentos Táticos que por sua vez se desdobram em Planejamentos Operacionais. Vamos falar sobre cada um deles durante a série.

O Planejamento Estratégico é definido no nível Institucional, é genérico e sintético. Trabalha com longo prazo (geralmente 5 anos) e é macro-orientado, aborda a organização como um todo.

“O planejamento tático é o planejamento a médio prazo que enfatiza as atividades correntes de várias partes ou unidades da organização. O médio prazo é definido como o período de tempo que se estende pelo horizonte de um ano.” (Chiavenato, 1999)

O planejamento Tático é definido no nível Intermediário, é menos genérico e mais detalhado. Trabalha com médio prazo (1 ano) e aborda cada unidade organizacional em separado.

“O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir de muito subplanos com diferentes graus de atendimento.” (Chiavenato, 1999)

O Planejamento Operacional é definido no nível Operacional ou de Supervisão e trabalha no curto prazo (período inferior a 1 ano).

Continue acompanhando a série de posts.

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: