Análise SWOT


A análise SWOT é a análise global de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e vem dos termos em inglês: Strenghts, weaknesses, oportunities e threats e envolve ambientes interno e externo.
A maneira mais usual de se representar a Análise SWOT é a representada na figura abaixo (matriz com quatro quadrantes), porém você pode utilizar uma lista, tabela etc. O importante é a análise dos dados.

Agora que já conhecem a representação gráfica da matriz, vamos entender um pouco mais sobre cada quadrante?

Quando falo de fatores internos, falo de característica da sua empresa. Vamos subdividir em:

  • Pontos Fortes (Forças/Fortalezas): é tudo que a empresa possui de bom.
  • Pontos Fracos (Fraquezas): é tudo que a empresa precisa melhorar.

Segundo Kotler P. & Keller K.L., 2006, em ambos os pontes você pode analisar os seguintes itens:

  • Marketing
    • reputação da empresa
    • participação de mercado
    • satisfação do cliente
    • retenção do cliente
    • qualidade do produto
    • qualidade do serviço
    • eficiência na determinação de preço
    • eficiência na distribuição
    • eficiência nas promoções
    • eficiência da força de vendas
    • eficiência das inovações
    • cobertura geográfica
  • Finanças
    • custo ou disponibilidade de capital
    • fluxo de caixa
    • estabilidade financeira
  • Produção
    • instalações
    • economias de escalas
    • capacidade
    • força de trabalho capaz e dedicada
    • capacidade de produzir no prazo
    • habilidades técnicas de fabricação
  • Organização
    • liderança visionária e capaz
    • funcionários dedicados
    • orientação empreendedora
    • flexibilidade ou boa capacidade de resposta

Quando falo de fatores externos, falo de características macroambientais do mercado onde sua empresa está inserida, tais como: econômicas, demográficas, tecnológicas, político-legais e socioculturais. Vamos subdividir em:

  • Oportunidades: é quando uma empresa ao atender seus clientes obtém lucro. Existem basicamente 3 tipos de oportunidades: quando sua empresa oferece algo que a oferta seja escassa, quando sua empresa oferece um produto/serviço já existente com diferencial de mercado e quando sua empresa oferece um produto/serviço totalmente novo. É importante que a empresa consiga identificar oportunidades e aproveitá-las da melhor maneira possível. Para ajudá-los(as) utilize a Matriz a seguir.
  • Ameaças: é um desafio imposto por uma tendência ou evento desfavorável que acarretaria, na ausência de uma ação de marketing defensiva, a deterioração das vendas ou dos lucros. As ameaças devem ser analisadas de acordo com a gravidade e probabilidade de ocorrência. Para ajudá-los(as) utilize a Matriz a seguir.
Boa sorte na sua análise e se tiver dúvidas, comentários, sugestões, deixe um recadinho pra mim.
Até o próximo post.
Cristina
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