Consumidor escolhe Natura como marca que mais contribui para o mundo


Este texto foi publicado originalmente por Mundo Marketing.

 

A Natura, a Ypê e a Petrobras lideram o ranking das marcas que mais contribuem para um mundo melhor, segundo o estudo “Quem me inspira”, produzido pela Giacometti. As empresas ocupam o topo da listagem de respostas espontâneas dos consumidores para a pergunta “Quais as empresas que mais contribuem para um mundo melhor?”, com índices de 25%, 15% e 14%, respectivamente. A pesquisa foi realizada em duas etapas com 400 cidadãos de São Paulo, das classes AB e C, entre 18 e 40 anos.

O Itaú aparece na quarta posição com 11%, seguido pela Vale (10%), Bradesco (8%), Nestlé (8%) e Banco do Brasil (5%). O Pão de Açúcar e a Sabesp ocupam as duas últimas colocações, com índices de 5% e 4%, respectivamente. Entre os fatores que os entrevistados mencionaram para justificar sua decisão estão a preocupação com a responsabilidade ambiental (69%) e social (58%), doações e fundações (32%), além da ajuda aos colaboradores (11%). A geração de empregos e o patrocínio aos esportes foram lembrados por 2% dos participantes, a frente do auxílio a portadores de necessidades especiais (1%).

A pesquisa também aponta as personalidades brasileiras que inspiram os entrevistados. Em primeiro lugar está o ex-presidente Lula (19%), seguido pelo apresentador Silvio Santos (10%). A cantora Ivete Sangalo e o ex-jogador Ronaldo compartilham o percentual de 6%, a frente de Marta Suplicy, José Serra, Jô Soares e Xuxa, empatados com 4% das opiniões. Pelé aparece na nona colocação, com 3%, seguido de Luciano Huck, admirado por 2% dos participantes da pesquisa.

Entre os atributos mencionados pelos entrevistados para justificar suas opiniões em relação aos famosos, a humildade lidera com 44%, a frente do quesito vida sem escândalos (15%), honestidade (13%), a qualidade de ser uma pessoa batalhadora (12%) e a transparência (11%). Quando o assunto é esporte, os atletas com carreiras mais inspiradoras para os brasileiros são Ronaldo Fenômeno (34%), Pelé (15%), Kaká (13%), Ronaldinho Gaúcho (10%), Robinho (11%), Ayrton Senna (7%), Dentinho (5%) e Neymar (5%).

As razões indicadas pelos consumidores para a admiração dos atletas são o talento (41%), o fato de terem vencido obstáculos (20%), a humildade (20%), a luta por igualdade (16%) e pela representação do Brasil (7%). Também foram mencionadas qualidades como inteligência (5%), poder de influenciar outras gerações (5%), caráter revolucionário (3%) e riqueza (2%).

Estudo da Giacometti traz opinião de entrevistados sobre as empresas que mais colaboram para o bem social e a preservação do planeta. Levantamento destaca famosos que inspiram os brasileiros.

Por Cláudio Martins, do Mundo do Marketing | 21/12/2011

claudio@mundodomarketing.com.br

Obrigada pela visita de vocês!

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: