Estruturas Organizacionais Atuais


Hoje vou falar sobre a Estrutura Radial, que é um tipo de estrutura menos usual, porém não menos importante. Neste modelo de estrutura, a empresa leva em consideração as áreas funcionais da empresa para então definir a demostração gráfica da mesma. Para entender melhor o assunto é importante definir:

  • Áreas Funcionais Fins: são as áreas que englobam funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produtos e serviços. EX: Produção e Marketing.
  • Áreas Funcionais Meios: são as áreas que englobam funções e atividades que proporcionam os meios para que haja transformação de recursos em produtos e serviços. EX: Financeiro, Materiais, Recursos Humanos, Serviços e Gestão Empresarial

É importante lembrar que as áreas funcionais correspondem a sistemas e não a áreas organizaionais, então devem ser analisadas quanto às interações com base num enfoque sistêmico para identificação de relatórios, documentos e formulários necessários ao sistema gerencial da empresa.

A representação gráfica é elaborada utilizando-se de círculos concêntricos que representam os níveis de tomada de decisão, sendo os círculos mais internos os níveis estratégicos e os mais externos os níveis operacionais. Veja uma exemplo a seguir:

Fonte Imagem: Blog PEGG (Adaptado de REBOUÇAS DE OLIVEIRA, 2010, P. 39)

A empresa que utiliza este tipo de representação pode colocar quantos níveis hierárquicos de tomada de decisão forem necessários, porém dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de atividades desenvolvidas por ela, o gráfico pode ficar um pouco poluído, então é indicado que após a determinação das áreas funcionais, cada uma delas seja desmembrada em un novo gráfico de acordo com as atividades conforme exemplo a seguir:

Fonte Imagem: Blog PEGG (Adaptado de REBOUÇAS DE OLIVEIRA, 2010, P. 41)

Um exemplo de empresa que utiliza este tipo de representação é o Banco Central do Brasil. Veja neste link.

Referência:

REBOUÇAS DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho, Sistemas, Organizações e Métodos, 2010.

Cristina Brasão

Anúncios

2 Respostas

  1. As empresas lutam muito contra a burocracia embora cada vez mais elas criam estruturas inchadas e com diversos niveis hierarquicos. Isto se deve ao temor pela necessidade de decisoes? Quanto mais niveis hierarquicos menor sua responsabilidade nas decisoes?
    Decisoes requer experiencia, correr risco, ser arrojado.

    • Sandro, acredito que empresas burocratas são empresas sem processos bem definidos. As boas empresas tendem a eliminar níveis hierárquicos, já as que estão na contra-mão da eficiência continuam inchadas, isso é reflexo da falta de processos, quanto mais bagunçada a empresa é, mais gente precisa para tentar fazer alguma coisa funcionar. Faz com que ninguém seja responsável e ninguém tome decisões. Concordo com vc: “Decisoes requer experiencia, correr risco, ser arrojado(sic)”.

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: