Estrutura Organizacional


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O assunto de hoje é bem teórico, mas vai ajudar você a entender melhor a estrutura organizacional da sua empresa e se necessário fazer alguns ajustes para que o funcionamento dela melhore.

Segundo Oliveira, a estrutura organizacional é um ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Esta estrutura organizacional é bastante dinâmica, principalmente quando considerados os seus aspectos informais provenientes da caracterização das pessoas que fazem parte de seu esquema.

Existem dois tipos de estrutura organizacional: formal e informal.

Estrutura Formal

É planejada e formalmente representada pelo seu organograma. Esta estrutura organizacional deve ser delineada, considerando as funções de administração como um instrumento para facilitar o alcance dos objetivos estabelecidos.  É aquela desenhada pelos gestores da empresa e possui as seguintes características:

  • Ênfase quanto às posições de autoridades e responsabilidades;
  • Autoridade flui, na maioria das vezes de forma vertical;
  • Estabilidade;
  • Foco no controle;
  • Liderança formal;
  • Comunicação ocorre por fluxos e canais formais.

Toda estrutura formal pode ser representada graficamente e a maneira mais usual  de representação da estrutura organizacional é utilizando-se do organograma. Existem vários tipos que serão apresentados nos próximos posts.

Estrutura Informal

Segundo Oliveira, a estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si.

Assim como na estrutura formal, a informal possui líderes, que surgem por várias causas: idade, afinidade, competência técnica, localização no trabalho, liberdade de se mover na área de trabalho e personalidade.

Vantagens da estrutura informal:

  • Proporciona maior rapidez no processo;
  • Reduz distorções existentes na estrutura formal;
  • Complementa a estrutura formal;
  • Reduz a carga de comunicação dos chefes;
  • Motiva e integra as pessoas da empresa.

Desvantagens da estrutura informal

  • Desconhecimento das chefias;
  • Dificuldades de controle;
  • Possibilidade de atritos entre as pessoas.

É impossível que uma empresa possua apenas a estrutura formal ou apenas a informal, ambas devem conviver de maneira harmônica. O ideal é que a estrutura formal seja desenhada de forma a refletir o mais próximo possível a realidade da empresa, caso contrário ela ficará apenas no papel, e como foi exposto acima, pode trazer sérios problemas com relação à controle e abrir o cenário para atritos pessoais.

Repense a organização da sua empresa de maneira crítica e tente colocar as duas estruturas trabalhando para o bem dos objetivos da organização.

Referência:

Oliveira (1997)

Continue acompanhando, os próximos posts serão sobre: Estruturas Organizacionais Tradicionais, Modernas e Contemporâneas.

Cristina Brasão

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