Marketing de Relacionamento (5/34) – Relação consumidor-fornecedor-concorrente


 
Fonte Imagem

O tema central deste post é o relacionamento existente entre concorrentes de um mesmo segmento de mercado que estão em busca do consumidor.

A concorrência vem aumentando a cada dia e esta relação vem se tornando cada vez mais tensa. Sua empresa precisa ganhar do concorrente, mas ao mesmo tempo você precisar ter seus concorrentes como seus parceiros, então o que fazer?

Segundo Gummesson, a concorrência é como um guia da evolução econômica, visão defendida pela comunidade de negócio e por governos de países sem regulamentação.

Em mercados totalmente desregulados, muitas forças destrutivas podem surgir: guerra de preços acirrada; a qualidade fica prejudicada, de modo que produtos perigosos sejam vendidos livremente; as redes poderosas compensam a concorrência e as redes criminosas florescem. Em contrapartida, mercados totalmente regulados também não são bons, pois levam à rigidez comercial. É preciso atingir um equilíbrio e como não existe receita, podemos dizer que a concorrência ideal é aquela eficiente e que consegue promover o  equilíbrio de mercado de longa duração.

A regulamentação é necessária para garantir a livre concorrência. Atenção para o fato de que regulamentação não é o mesmo que restrição, muito pelo contrário. A regulamentação pode por exemplo, fazer com que determinada empresa saia da inércia e se adeque às novas tecnologias do mercado, implemente uma atitude ambiental, entre outros.

Para Gummesson, a colaboração e as regulamentações são fundamentais para a construção de um bom relacionamento entre consumidor-fornecedor-concorrentes, além de conduzirem à satisfação do consumidor e a lucratividade e o sucesso de longa duração.

É bastante importante destacar que concorrência e colaboração não são opostas, são duas dimensões diferentes em que uma é condição pra outra acontecer.

Referência:

  • Gummesson, Evert (2010)

O próximo post será sobre canais de distribuição. Acompanhe!

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: