CONHECIMENTO é PODER!!!


Um assunto que eu tenho estudado bastante ultimamente é Gestão do Conhecimento.

Fala-se muito que conhecimento é poder e só ficarão no mercado aquelas empresas competitivas e que fazem a gestão do conhecimento. Esta afirmação é verdadeira quando falamos de grandes grupos comerciais e indústrias, mas será que em pequenas cidades isto acontece? Será que pequenas empresas familiares sabem o que é conhecimento? Elas armazenam e/ou disseminam este conhecimento? Será que elas fazem uso de algum tipo de informação para se tornarem mais competitivas? A resposta para todas estas perguntas é não! As pequenas empresas ainda não entraram na era da informação! É uma afirmação bastante forte, mas basta um bate papo ou uma pequena pesquisa com estes pequenos empresários sobre o assunto pra identificar esta falha na gestão das pequenas empresas.

Diante deste quadro, resolvi escrever alguns posts sobre este assunto.

Não será uma série, mas durante o ano falarei bastante sobre este tema.

Hoje vou falar basicamente da definição de dois conceitos fundamentais para se entender a gestão do conhecimento:

  1. Conhecimento Tácito: é aquele conhecimento próprio de cada pessoa, não é formalizado e é subjetivo. Pode ser descrito como aquele conhecimento adquirido ao longo da vida: em escolas (fora da sala de aula), trabalhos, com a família, amigos, em viagens, visitas à museus e exposições etc.
  2. conhecimento Explícito: é todo o conhecimento construído de forma organizada e formalizada. Precisa necessariamente estar documentado em livros, leis, contratos, e-mails etc.

Sabendo identificar estes dois tipos de conhecimentos ficará muito mais fácil falarmos sobre o assunto.

Espero que gostem dos textos sobre este assunto. Eu acho fascinante.

Cristina Brasão

Anúncios

2 Respostas

  1. !Muy bueno! Legal meu. Mas minha cara Cristina Brasão, o conhecimento explícito seria também o tipo que é acessível a todos?
    Escreva mais garota, quero sulgá-la : D

    • Márcio, o que diferencia o conhecimento explícito é que ele está escrito em algum lugar, seja um livro, uma jornal ou um blog, e por isso pode atingir um número maior de pessoas, já o implícito é o conhecimento que cada um tem. Por exemplo, você ao ler este post, leu um conhecimento explícito e guardou alguma coisa com você, que é o conhecimento implícito. Vou escrever um post sobre a construção do conhecimento para mostrar esta passagem de um tipo para outro.
      Obrigada pelo comentário. Continue acessando o Blog PEGG.
      Cristina

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s