Administração do tempo – Parte 7 (Socialização na medida)


Muitos estudos sobre Socialização nas empresas já foram feitos e é sabido que o amplo contato entre as pessoas aumenta a satisfação entre os colaboradores, aumenta a auto-estima e o moral, além de elevar significativamente a produtividade, mas este excesso de socialização também pode ser o grande vilão na administração do seu tempo.

Durante o seu dia, é importante reservar um tempinho para um café, um papinho de corredor ou aquelas reuniões informais que ocorrem na copa. Ali, além de você recarregar as baterias, poderá obter informações importantes para o seu trabalho, além de fortalecer laços de amizade com outras pessoas e possibilidade de ampliar sua network. Mas fique atento, deve haver um equilíbrio. Se houver excessos destas pequenas paradas durante o seu dia, sua produtividade estará comprometida.

Algumas pssoas não tem este limite e você precisa saber algumas dicas para se livrar delas sem parecer incoveniente:

Por telefone, é sempre mais fácil.

  • Se você precisa muito falar com uma dessas pessoas que “falam mais que o homem da cobra”, ligue pra elas antes do almoço por exemplo, ou perto do fim do expediente.
  • Finja que foi interrompido por algo urgente e finalize a ligação.

Já pssoalmente você precisará de um pouco mais de jogo de cintura.

  • O falador entrou na sua sala, receba-o próximo à porta e permaneça ali de pé enquanto fala com ele, isso fará com que ele não se sinta à vontade para permanecer aí por muito tempo.
  • Convide a pessoa para acompanhá-lo por exemplo até a impressora ou até o bebedouro. Converse rapidamente com ela e agradeça o papo e siga novamente pra sua sala.
  • Outra maneira é dizer que tem um compromisso e que ele volte em outro horário.
  • Colocar cartazes na porta dizendo que está ocupado, ir trabalhar numa sala de reuniões ou trancar sua porta também são algumas alternativas para não ser interrompido.

Claro que você deverá fazer tudo isso com educação e gentileza. Não pareça rude com as pessoas. Isso poderá te prejudicar. Seja sempre simpático!

Finalmente terminamos mais uma série de posts. Espero que algumas destas dicas possam te ajudar na administração do seu tempo.

Lembre-se que não existe uma receita válida para todo mundo. Você deverá testar o que funciona para você e ir adaptando as dicas às suas necessidades.

Continue acompanhando o Blog PEGG.

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: