Administração do tempo – 4/8 (Prazos e Objetivos)


Agora que você já sabe como utilizar seu tempo e como estabelecer prioridades, vou falar sobre dois tópicos importantes: definição de prazos e objetivos.

Definição de Prazos

Fonte imagem: www.munho.blogspot.com

Se você é destas pessoas que sempre deixa tudo para depois, você precisa urgentemente começar a estabelecer prazos para tudo na sua vida. E mais importante que estabelecer os prazos é cumprí-los!

Veja algumas dicas para auxiliá-lo(a) neste cumprimento de prazos:

  • tarefa chata: fazer sempre no início do dia, deixar recadinhos em cima da mesa ou em local visível na noite anterior para que você não a deixe de fazer a tarefa, faça uma lista de pontos positivos por cumprir esta tarefa chata.
  • tarefa parece assustadora: elabore um fluxograma ou mapa de micro tarefas para cumprir a tarefa maior, esclarecer melhor os objetivos desta tarefa, estabelecer metas precisas para cumprí-la.
  • você depende de outras pessoas: estabeleça prazos e metas para cada pessoa e é importante que ao estabelecer estes prazos você considere uma margem de atraso.
  • você tem medo de mudanças: altere o ambiente que o cerca, altere sua rotina ou simplesmente não faça nada.
  • você está com excesso de tarefas: não assuma mais tarefas antes de reavaliar suas condições para cumprí-las, se necessário negocie prazos maiores.
  • você sente que não tempo suficiente para fazer tudo que precisa: dedique 5 minutos para as tarefas que já vem adiando há tempos e vá aumentando gradativamente até finalizar, tenha uma lista de tarefas rápidas sempre à mão e as execute entre as tarefas maiores e demoradas, isto irá dar a sensação de maior produtividade.

Não faça muitas coisas ao mesmo tempo, isso aumentará a chance de erro.

Não tente ser perfeito!

Antes de deixar uma tarefa de lado, pense nas consequência por não cumprí-la.

Definição de objetivos

Fonte imagem: www.arildoiap.blogspot.com

Ter objetivos claros é fundamental para daministrar melhor o seu tempo, caso contrário você ficará sem saber pra que direção ir.

Todos os anos você poderá fazer uma lista de objetivos pessoais e outra de obejtivos profissionais. Estabeleça prioridades pelo Sistema ABC, já aprendido aqui e cumpra-os, respeitando os prazos, claro!

Se seu obejtivo for muito complexo, exibir muito tempo de dedicação ou for de longo prazo, estabeleça objetivos menores com prazos menores. Isso aumenta a chance de você conseguir atingí-lo.

Até o próximo post.

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: