Administração do tempo – 1/8


Fonte da imagem: pospretudo.blogspot.com

Você se sente envolvido pelo tempo, ou melhor, pela falta de tempo? Faz tantas coisas e no final do dia tem a sensação de que nada mudou? Nunca tem tempo pra nada? Acha que 24 horas por dia é muito pouco? Esta série de posts é especialmente para você!

Esta série de posts tem como objetivo ajudá-lo a administrar melhor seu tempo para que você consiga fazer tudo aquilo que realmente é necessário, deixando um tempinho para o lazer e reduzindo características como stress, mal humor etc.

Vou mostrar aqui algumas técnicas para ajudá-lo nesta importante missão de Adiministrar melhor o seu tempo, mas atenção: não existe fórmula mágica! Tudo depende de você! Então vamos lá?!

Algumas técnicas aqui abordadas foram baseadas no livro:

Muito tem se falado sobre a falta de tempo ou o excesso de atividades. Isso deixa as pessoas estressadas, mal humoradas e frutadas. Saiba você que estas características não são mais exclusividades dos habitantes de grandes cidades.  Quando admnistramos melhor nosso tempo e conseguimos cumprir nossa agenda, nos sentimos melhor, mais auto-confiantes e mais competentes.

O primeiro passo pra adiministrar melhor o seu tempo é saber como você está utilizando seu tempo. Veja algumas dicas para iniciar esta caminhada:

  1. Como você lida com o tempo? Ele é suficiente? Ou é fator de pressão? Lembre-se, o tempo deve ser seu aliado na realização das tarefas e não seu inimigo.
  2. Faça uma lista com todas as atividades que você faz durante o dia e o tempo gasto em cada uma delas. Desta forma você saberá exatamente como está gastando o seu tempo.
  3. Faça uma lista de todas as atividades que você não conseguiu cumprir durante o dia e o tempo estimado para o cumprimento de cada uma delas.
  4. Para ter controle total sobre seu tempo some os itens 2 e 3. O excedente às 24 horas diárias corresponde ao tempo que você terá que cortar do seu dia. Você deve ter bom senso para priorizar as atividades. Mais para frente falarei sobre algumas técnicas que poderão te ajudar nesta tarefa.
  5. Diversão é essencial para que você possa recarregar suas baterias. Inclua algum tempo de diversão todos os dias na sua rotina e aproveite para fazer o que gosta: malhar na academia, ir ao cinema, sair com amigos, brincar com os filhos, ficar com a família, namorar, ficar sem fazer nada etc.
  6. Estabelaça horários de descanso ou de pausas durante seu horário de trabalho.
  7. Reduza as interrupções durante seu trabalho. Se você é muito interrompido durante seu dia, tente trabalhar em casa ou ter um horário flexível de trabalho. Se não for possível combine com seus colegas de trabalho e funcionários horários para atendimento e conversas. Isso ajuda muito!
  8. Leve em consideração que todos somos indivíduos únicos e com necessidades muito diferentes, então não se culpe se não conseguir se adequar a algumas das técnicas que falarei durante esta série de posts. Como eu disse no início, não existe fórmula mágica para administrar o tempo.

Continue acompanhando os posts.

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: