Até a Rede Globo erra em suas estratégias de Marketing…


No último dia 10 de maio o Programa Mais Você da Ana Maria Braga apresentou uma matéria de utilidade pública falando sobre o excesso de bactérias presente nos carrinhos de supermercado. Segundo a mesma matéria, ele é o campeão de audiência em sujeira, superando as notas de dinheiro e aquela barra de ferro onde as pessoas se seguram em ônibus coletivos.

Veja matéria completa neste link.

A matéria é ótima e esclarecedora. O problema começou quando a equipe de reportagem do programa gravou a matéria no Carrefour, um dos principais anunciantes do programa. Esta matéria foi originalmente apresentada pelo site Mundo do Marketing.

Eu trouxe este assunto aqui para o BLOG PEGG para mostrar que se a equipe não estiver muito alinhada, erros grosseiros podem acontecer. Se até a Rede Globo comete um erro como esse, imagina os pobres mortais, não é mesmo?

Veja abaixo uma lista de erros qua você não pode cometer divulagadas neste link:

  1. Não usar os produtos da sua empresa. Você acha que um fabricante de arroz consome outra marca que não seja a sua em público?
  2. Não vender os produtos da sua empresa. Independente do tamanho da sua empresa e do seu patrimônio financeiro, se você tem uma empresa, você deve vender seu produto o tempo todo.
  3. Não falar da sua oportunidade para as pessoas. Fale para todos que você tem um produto maravilhoso e uma empresa maravilhosa.
  4. Não comparecer aos eventos de sua empresa. Este não precisa nem de comentário.
  5. Não respeitar seu patrocinador. Foi o erro do Mais Você.
  6. Querer fazer seu patrocinador trabalhar para você. Seu patrocinador deve trabalhar com você e não por você.
  7. Não aprender a parte prática do negócio. Enquanto você não souber fazer isso sozinho, o negócio não é seu. É de quem está fazendo por você.
  8. Não saber mostrar o plano da sua empresa. Lembre-se, o pior plano é  aquele que não é mostrado.
  9. Não ensinar aos seus patrocinados o que você aprendeu.
  10. Achar que não tem mais nada a aprender. Se você pensa assim, das duas uma: ou você é um anjo que caiu aqui na terra por engano, ou é um sério candidato a fracassar.

E eu acrescento mais alguns que tenho visto com bastante frequência aqui na cidade:

  1. Colocar propaganda no ar e não avisar a equipe. Ela fica sabendo quando o cliente chega na loja.
  2. Não treinar a equipe de vendas sobre a promoção anunciada.
  3. Despertar o desejo do consumidor e não ter produto suficiente para vender. Saiba que ele não ficará sem comprar! Neste caso você fez propaganda para a concorrência.
  4. Colocar produto na vitrine sem ter estoque.
  5. Propaganda enganosa: nem sempre a empresa age de má fé. Às vezes o proprietário pensa e age de uma maneira e não alinha o discurso com a equipe, ou pior ainda, a equipe resolve sabotar o chefe porque ele não deu aquele aumento de salário, por exemplo. Isso pode acarretar em processos. Então atenção, seus funcionários são seus principais clientes.

Existem mais uma infinidade de situações simples que podem ser evitadas se você estiver atento! O objetivo deste post não é mostrar um check list enorme contendo todos eles, mas alertá-lo para a máxima dos escoteiros de estar “sempre alerta”.

Até o próximo post.

Cristina Brasão

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4 Respostas

  1. na minha cidade, no dia da inauguração de um mercado, estava lá, em letras grandes, o preço do peito de frango, quando pedi um quilo, o atendente disse, com gerundio, ainda!! : peito de frango não tá tendo.
    Como inaugurar um estabelecimento, anunciando uma mercadoria que não tem no estoque? Fadado ao fracasso.

    • Realmente! Isso é mais comum do que a gente pensa. É claro que a nem sempresa a empresa age de má fé, às vezes a promoção “bombou” e o empresário sempre corre o risco de acabar o estoque, mas a empresa tem que estar preparada. Neste caso, uma solução seria oferecer outro tipo de carne pelo mesmo preço do peito de frango. Tenho certeza que o supermercado teria conquistado os clientes para sempre. É importante sempre ter um plano B ou reagir rápido à demanda criada!

  2. Então ter um anunciante pressupõe apagar sua visão crítica sobre ele? Ok, valeria a pena avisá-los antes, mas fechar os olhos para os erros de seu anunciante não me parece uma solução.

    • Eduardo,
      Ter um anunciante não significa fechar os olhos para os problemas dele. Se for um caso específico, que só ocorre com o seu anunciante, a empresa teria duas opções: reinscindir o contrato ou ajudá-lo a sanar aquele problema, o que é muito comum entre empresas parceiras. Neste caso específico da matéria, é um problema genérico de todos os supermercados, então a equipe poderia ter gravado a matéria em qualquer outro lugar, sem afetar a imagem do principal anunciante e principalmente sem abalar as relações de parceria entre as empresas.
      Cristina Brasão

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