Mídias Sociais – Marcelo Tas (10/05)


fonte imagem: http://www.conrado.com.br/otimizacao-de-sites-para-midias-sociais/

Palestra de terça-feira foi com o apresentador do CQC, professor Tiburcio, do por que sim não é resposta e o repórter Ernesto Varela. Isso o Marcelo Tas. O tema da palestra era Mídias Sociais, porém ele fez uma abordagem bem ampla do tema, não se aprofundando em teorias, mas as citando no seu cotidiano e como elas o ajudam e pode nos ajudar.

Logo no início, ele nos falou sobre sua vida. Formou-se em engenharia, mas freqüentava a faculdade de jornalismo na USP, onde se encontrou profissionalmente e de lá só foi avançando no mundo televisivo, criando documentários, vídeos com abordagem política ou educativa e com o auxílio da TV Gazeta pôde mostrar seus programas.

Ele fez questão de voltar no tempo e mostrar a evolução e quem inventou as ferramentas de comunicação, como fitas VHS, celulares, computadores, transmissores de sinais (satélites). Mostrou que vivemos no futuro da década de 80, mas agora as coisas acontecem numa rapidez, que não temos mais que imaginar como será o futuro, ter aquela angústia para ver a tecnologia acontecer como antes, temos que viver o presente, pois ele é crucial para o futuro acontecer.

Chegando nas Mídias Sociais, ele as utiliza como meio de investigar a opinião de seus seguidores para melhorar seu trabalho, provando não ser uma tarefa fácil, já que ele recebe milhares de mensagens diárias, tem que ter habilidade para absorver tudo que lê e transformar em lição de melhoria no programa CQC, nas palestras que dá em todo Brasil e consultorias em empresas. Isso mesmo, ele dá consultoria, para ensinar as empresas a utilizarem as mídias sociais como forma de contato com seus clientes e fonte de pesquisa de mercado gratuita. Quanto à televisão, ele a considera muito atrasada em relação ao mundo virtual, comenta que as mesmas ainda não perceberam que esse meio é uma fonte de renda e indicativo para muitas questões relacionadas com os telespectadores. Tendo essa visão, ele lançou o CQC 3.0, uma extensão do programa que acontece via web, logo após o programa acabar nas segundas-feiras, ele coloca no ar os telespectadores que pedem ou querem um espaço para se expressar e questionar sobre algum assunto.

A palestra como disse no início, não foi muito teórica e teve pitadas de humor. Tas mostra ao público experiências vividas que são resultado do seu trabalho, sendo elas: mensagens recebidas por fãs e não-fãs, relatos de seus seguidores, testemunhos de espectadores que aplicaram o que aprenderam em suas palestras aplicando no trabalho e na vida. Não sei a maioria, mas eu o tenho como ídolo, um cara tão vivido, que carrega uma bagagem tão grande, mas sempre com a humildade de escutar tudo e assimilar tudo a seu favor, respondendo qualquer pergunta sem  preconceito algum e sempre democrático em discussões políticas. Uma palestra de conhecimentos gerais, que me fez começar a olhar o mundo virtual sob um ponto de vista diferente principalmente as redes sociais.

Até o próximo post.

Luisa Matos

Aluna do 7o. Semestre de Administração de Empresas da UFMT Cuiabá

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: