Todo chefe é extrovertido?


Oi pessoal,

Pra começar o ano, vou falar de uma pesquisa feita em Harvard sobre liderança.

Até agora, pensávamos que para ser líder e ter um cargo de chefia, obrigatoriamente a pessoa deveria ser extrovertida, saber falar em público, ter excelente relacionamento e convívio social etc. Automaticamente, aqueles introvertidos e mais tímidos ficavam excluídos das oportunidades ou não conseguiam ir muito longe na carreira.

Segundo a professora da universidade e coordenadora do estudo, Francesca Gino, muitas pessoas associam extroversão com assertividade, ação e dominância, características que as pessoas acreditam que devem ter para serem líderes eficazes.

Esta pesquisa revela que os chefes introvertidos são os mais indicados para comandar pessoas proativas, pois eles escutam mais a opinião da equipe e processam melhor as ideias sugeridas, entretanto se eles liderarem uma equipe introvertida, o resultado pode ser negativo, já que novas sugestões não surgirão.

Já os líderes extrovertidos podem ser um risco para o desempenho de uma empresa, especialmente se os colaboradores também forem assim. Os dados indicam que estes chefes podem ficar muito ocupados ouvindo seus colaboradores ou interagindo com eles.

 Esta matéria foi originalmente publicada por  www.administradores.com.br neste link.

Será que consegui despertar interesse em alguns tímidos e introvertidos? Esta pequisa só vem confirmar que existe lugar ao sol para todos. Vá à luta e boa sorte neste ano de 2011.

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: