Métricas de Marketing 3 – Índice de desenvolvimento de marca ou categoria


O Índice de Desenvolvimento de Marca (IDM) quantifica o desempenho de uma marca em um grupo específico de clientes, comparado com seu desempenho médio entre todos os consumidores.

O Índice de Desenvolvimento de Categoria (IDC) quantifica o desempenho de uma categoria em um grupo específico de clientes, comparado com seu desempenho médio entre todos os consumidores.

Isso significa que a forma de cálculo do IDM e do IDC é similar, apenas mudando a variável marca pela variável categoria. Veja a seguir:

Pra facilitar o entendimento, vamos dar o exemplo da Papelaria X, que oferece muitos produtos e serviços, entre eles o serviço de fotocópias e ela quer saber se vale a pena fazer uma campanha promocional direcionada para estudantes universitários. Então ela quer saber se os estudantes universitários utilizam mais fotocópias que os outros consumidores na cidade. Veja como ficaria a fórmula:

Aguardo vocês na próxima semana, falando sobre Penetração.

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: