Programa de Qualidade 5S


O 5S é o uma ferramenta que surgiu na Toyota Japão e hoje está presente em empresas no mundo todo. Por ser uma ferramenta de fácil implementação e baixo custo pode ser adotada por empresas de todos os tamanhos e até mesmo por nós em casa ou na vida pessoal.

Vocês já devem ter passado horas ou até mesmo dias procurando um objeto/documento sem obter sucesso ou já devem ter sentido a sensação de que tudo na sua vida está uma bagunça… pois é, o 5S serve justamente para resolver estes problemas.

O Programa 5S é o bom senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado e  praticado por nós.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:

  • Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos.
  • Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais.
  • Melhoria da qualidade de produtos e serviços.
  • Redução no números de acidentes do trabalho.
  • Maior satisfação das pessoas no ambiente de trabalho.

O Programa recebeu esse nome por causa das iniciais das palavras japonesas que descrevem o programa:

Seiri: senso de utilização/descarte

Você deve manter no local de trabalho somente os materiais e ferramentasque estão sendo utilizados naquele momento, o restante deverá ser guardado ou descartado, caso seja inútil. Isso diminui a chance de distração com atividades parelelas, aumentando a concentração na atividade que está sendo executada naquele momento.

Seiton: senso de ordenação

Cada coisa tem seu lugar certo para ficar. Todas as ferramentas e equipamentos devem ser dispostos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Deve ser respeitado o layout pré-definido pelas áreas de O&M e/ou Produção. O processo deve ser feito para evitar movimentos desnecessários. Se muitas pessoas utilizam a mesma ferramenta, vale a pena demarcar a área de cada um asobre um balcão, por exemplo, e colocar o nome da ferramenta. Pode parecer radical à primeira vista, mas ajuda bastante.

Seiso: senso de limpeza

Este senso mostra a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza nas empresas japonesas é uma atividade diária, ao fim do dia de trabalho tudo é limpo e guardado em seus devidos lugares. Sabem aqueles lembretes que muitas empresas utilizam nas paredes com os dizeres: Soujou? Limpe! Então, eles parecem mal educados, mas muitas vezes necessários. Claro que depois que você impantar/implementar o 5S na sua empresa/vida, não precisará mais destes lembretes.

Seiketsu:  senso de normalização

Visa criar normas e sistemáticas em que todos devem cumprir. Tudo deve ser devidamente documentado. A gestão visual é fundamental para fácil entendimento de cada norma.
Shitsuke: senso de autodisciplina

Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 sensos anteriores foram implantados ou implementados, este sugere que exista manutenção e revisão dos padrões diariamente para  reter as novas habilidades de fazer as coisas certas usufruindo dos benefícios obtidos.

Bom, espero que esta ferramenta tão fácil ajude você a organizar melhor a sua vida.

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: