Métricas de Marketing 2 – Participação de Mercado Relativa: Concentração de Mercado


Lembram que na semana passada falei sobre Participação de Mercado? Então, hoje vou falar de Participação de Mercado Relativa, que estima a participação de Mercado de uma empresa ou marca em relação ao seu principal concorrente.

Serve principalmente pra que você avalie a posição relativa da sua empresa em relação ao líder. Você poderá inclusive fazer o mesmo cálculo para todos os concorrentes do mercado, caso tenha a informação disponível. Assim poderá avaliar se você atua em um mercado segmentado e com fácil tomada de % de mercado ou atua em um mercado dominado por uma ou apenas algumas grandes empresas.

Veja como calcular:

Essa métrica foi popularizada por Boston Consulting Group (BCG) em sua famosa Matriz BCG.

Nossa próxima métrica será Índice de Desenvolvimento de marca/Categoria.

Até lá!

Cristina Brasão

Anúncios

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: