Entrevista de emprego: que roupa usar?


Você foi convidado(a) para uma entrevista de emprego e agora que roupa usar? Esta é uma dúvida muito comum, e com razão. Seu visual com certeza será avaliado pelo entrevistador.

Bom, para seu desespero vou dizer que infelizmente não existe receita de bolo a ser seguida, apenas o bom senso. Ahhhh!!!! Socorro! Bom senso?

Calma, apesar de não existir receita de bolo, existem algumas regrinhas que sempre podem ajudar.

Se você é candidato nos ramos de Advocacia, Bancos, Consultorias, Empresas Finaceiras, saiba que estes mercados são extremamente formais e esta formalidade deve ser refletida na roupa a ser usada na entrevista de emprego. Não tem como fugir da dupla terno & tailleur. Dê preferência para roupas feitas com bons tecidos e com corte impecável. Estas duas características são essenciais para o resultado final.

Homem: terno cinza ou azul marinho, camisa branca, gravata em tons sóbrios e sapatos pretos com cadarço.

Mulher: tailleur cinza ou caramelo, camisa branca, meias finas (sem nenhum detalhe ou bordado) e sapatos pretos fechados, saltos médios. 

Se você é candidato nos ramos de varejo ou indústria, a formalidade diminui um pouco, porém ainda não é abolida completamente.

Homem: terno cinza (já não precisa ser tão formal, pode ser desses com pespontos e mais estilizados) , camisa em tons pastéis, gravata em tons mais alegres e sapatos pretos sem cadarço.

Mulher: calça de alfaiataria, camisa elegante em tons pastéis e sapatos fechados, saltos médios. 

Se você é candidato no ramo de informática, a formalidade já praticamente inexiste, mas vai depender do cargo. Cargos de chefia sempre pedem um pouco mais de formalidade.

Homem: calça e camisa na mesma cor utilizando a técnica tom sobre tom, sendo sempre a calça escura e a camisa clara, gravata é abolida e sapatos pretos com ou sem cadarço.

Mulher: terninho e camisa elegante em tons pastéis e sapatos fechados, saltos médios. 

Se você é candidato nos ramos de comunicação, marketing, arquitetura, design, decoração etc.  não existe  formalidade, pois estes mercados são extremamente criativos e refletem a criatividade na roupa.

Homem: calça e camisa no estilo esporte fino, blazer despojado e sapatos sem cadarço (em camurça por exemplo). Jamais use jeans e tênis!

Mulher: vale calça, saia, blusa, camisa (todas as peças mais modernas, porém não extravagantes) e sapatos fechados, saltos médios. 

Para qualquer ramo, homens e mulheres devem cuidar também da aparência física:

Homem: cabelos bem cortados e penteados, se necessário usar gel para domar os fios rebeldes. Unhas cortadas e limpas. Pele limpa (se você mora em local quente, tente chegar antes do horário marcado para a entrevista e limpe o rosto com lenço umidecido. Use pouco perfume e pouca loção pós-barba. Nunca deixe piercing e tatuagens à mostra. Suas roupas devem estar sempre muito bem passadas. Jamais use tênis ou sapatos abertos. Nunca use óculos de sol na cabeça e tenha sempre uma pasta em couro com seu currículo.

Mulher: cabelos bem cortados e penteados. Unhas feitas e limpas, se optar por pintar as unhas, prefiras cores claras. Pele limpa (se você mora em local quente, tente chegar antes do horário marcado para a entrevista e limpe o rosto com lenço umidecido. Use pouco perfume e e maquiagem muito leve e natural. Nunca deixe piercing e tatuagens à mostra. Suas roupas devem estar sempre muito bem passadas. Jamais use tênis ou sandálias abertas. Evite blusas sem mangas, mesmo em locais muito quentes. Nunca use óculos de sol na cabeça e tenha sempre uma pasta em couro com seu currículo. Sua bolsa deve ser em couro, tamanho médio e discreta.

Seguem algumas dicas extras para fazer a diferença:

Dicas que fazem a diferença para mulheres

Quadril largo – use colares, lenços e decotes para chamar a atenção para a parte de cima.

Pernas Grossas – prefira roupas mais escuras, sempre no tom da saia.

Pernas Finas – abuse de calças de cores claras e estampadas. Evite calças justas.

Busto Grande – use blusas mais soltas, blazer de gola fina, sem muitos botões e enfeites

Pouca estatura – não use roupas com detalhes horizontais de uma só cor. Não use cintos contrastantes. Escolha sapatos leves e delicados, não de saltos exagerados.

Muita estatura – Não use uma só cor nas roupas. Abuse de acessórios grandes e cintos largos.

Mais gordinhas – prefira calças de corte reto e blazers na altura dos quadris. Não use ombreiras nem roupas com bolsos grandes próximos aos seios. Use apenas peças com listras verticais e estampas pequenas com fundo escuro. Cores escuras disfarçam o excesso de peso e túnicas e camisões escondem a cintura e os quadris. Não use cintos.

Dicas que fazem a diferença para homens

Terno: Não feche o último botão. O ideal é que a manga termine na ponta dos dedos.

Calça: Deve chegar até a metade da altura do calcanhar do sapato.

Jeans: Combina apenas com blaiser esportivo, em ambientes informais.

Meias: Devem combinar com o conjunto de cores do vestuário.

Espero que as dicas possam ajudá-lo(a). Se mesmo assim ficar na dúvida, escolha a opção mais formal: terno e tailleur. Estar com uma roupa formal num ambiente informal é melhor que estar com a roupa informal num ambiente formal.

Mas, fique atento, um bom visual faz diferença, afinal a primeira impressão é a que fica, mas NUNCA substituirá um bom currículo.

Para aumentar ainda mais suas chances de conseguir o emprego dos sonhos, leia os posts relacionados:

Como Elaborar um Currículo Eficiente

Modelo de Currículo Eficiente

Modelo de Carta de Apresentação

Erros e Dicas para Elaborar um Currículo Eficiente 

E boa sorte na sua próxima entrevista.

Cristina Brasão

Anúncios

4 Respostas

  1. Ola !!
    boa noite quero saber,como me vestir quando for entregar curriculos. quero deixar um em uma empresa de banco e nao sei como me vetir bem, so que estou um pouco acima de meu peso e nao quero parecer feia demais vcx deve me entender .
    o que devo fazer??? obrigado se me responder urgente!!!!!

    • Geissy, o ideal é sempre optar por uma roupa mais formal: calça social ou saia e uma camisa/camisete. O terno é essencial numa entrevista em empresas formais como banco, financeiras, empresas de advocacia, mas nesta fase de entrega de currículo não precisa. A roupa deve ser de boa qualidade, bem cortada e bem passada. Opte sempre por cores escuras na parte de baixo e cores claras na parte de cima. A dobradinha preto e branco não tem erro. É curinga em qualquer situação. Atenção para decotes, principalmente se estiver acima do peso e/ou tiver seios grandes. A maquiagem e as bijuterias devem ser discretas e de boa qualidade. Unhas feitas e bem cuidadas também ajudam. Não precisam estar esmaltadas. E lembre-se, simpatia e cordialidade são seus cartões de entrada. Atenção para o currículo. Veja o post sobre este tema e tenha sempre no curriculo um endereço de e-mail profissional. O ideal é seu nome, sem apelidos ou diminutivos. Espero ter ajudado. Continue acessando o Blog PEGG. Um abraço.
      Cristina Brasão

  2. A importância do artigo é para mostrar que uma entrevista de emprego não é um desfile de moda, como muitos fazem ao se apresentarem nas entrevista.
    Boa dica

    • Muito bem colocado, a roupa serve para compor o produto que o candidato quer vender, que é a sua força de trabalho, é como se fossem uma embalagem, ela é importante, mas não pode chamar mais atenção que o produto em si.

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: