A Liderança Situacional


Comecei a fazer o Curso de Administração em 1996 e logo nas primeiras disciplinas me interessei muito pelo tema sobre liderança. Queria entender porque algumas empresas prosperam e outras não, e qual a relação disso com liderança. A Teoria Geral da Administração possibilitou isso logo nos primeiros anos e quando consegui o primeiro estágio em uma pequena empresa, pude perceber a importância do estilo de liderança na condução das empresas desse porte. A experiência permitiu identificar o comportamento do líder e os resultados que conseguia com seus funcionários.

O proprietário ou gerente de uma pequena empresa precisa reconhecer que liderar é dos principais processos da organização, pois é a partir da liderança que as estratégias podem ser colocadas em prática e, assim, a alcançar os objetivos. O líder precisa formar equipes, contribuir com os resultados, desenvolver o bem-estar das pessoas.   

O diferencial do sucesso será uma administração eficaz. A administração significa o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos. Assim, quero mostrar a você, que a pequena empresa e seus gestores devem compreender o papel do líder e de que forma ele deve se comportar.

Há várias correntes que explicam a liderança, como a teoria dos traços, que afirma que o líder nasce feito ou é formado através do estudo; e a contingencial, que defende a idéia de que a liderança depende do momento, das circunstâncias e da situação.    

As teorias contingenciais da liderança procuram explicar essa função administrativa dentro de um contexto amplo, de que não existe um único estilo ou modelo de liderança válida para toda e qualquer circunstância. Pelo contrário, cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferente para se alcançar à eficácia dos subordinados. O líder pode ser autoritário ou democrático, dependendo da situação em que se encontram os liderados. Se as pessoas têm responsabilidade e cumprem seu papel, o estilo democrático pode ser viável no alcance dos resultados. Porém, se o líder perceber que a liberdade e a participação dos liderados estão causando problemas, este poderá adotar o estilo autoritário.

A Teoria da Contingência, desenvolvida nos anos 70 do Século XX, aborda justamente essas características de relatividade, no qual o que determina a melhor teoria administrativa, o melhor modelo de gestão e o melhor modelo de liderança é o momento, a situação atual.

A pequena empresa, pelo seu tamanho, tem mais rapidez para fazer as mudanças necessárias de acordo com a situação. Outros fatores que podem definir o estilo de liderança são os ambientes externos, como o aumento da concorrência, novas leis governamentais, novas tecnologias que possam ser empregadas na empresa, melhorias no ambiente econômico. Nesse caso, o líder deve sempre buscar conhecimentos sobre o seu negócio, sobre as características do verdadeiro líder, estimular as pessoas ao trabalho, ter consciência de que não domina tudo e que precisa se adequar para poder reconduzir, sempre que possível, as estratégias da empresa.

Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro

Administrador pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB – João Pessoa)

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT – Cuiabá)

Anúncios

4 Respostas

  1. Oie, adorei o artigo. Estou vivendo muito isso no meu atual estágio, ainda mais pq estou na área de Gente e Gestão..
    Vou acompanhar vcs sempre…
    Bjos…

    Tha

    • Oi Tha, muitos temas tratados nos nossos posts refletirão sua realidade. Este é nosso objetivo. Aplicar a teoria na prática, tentando dar soluções para os nossos leitores. Continue acompanhando e se precisar de alguma dica, é só pedir que escrevemos sobre o assunto.
      Cristina Brasão.

  2. Belo artigo

Obrigada por comentar o Blog PEGG!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: