Plano de Negócios 3 – Plano de Marketing


Boa tarde,

Hoje vamos falar sobre Plano de Marketing: aqui você definirá exatamente produtos e serviços oferecidos, localização da sua empresa, estratégias de comunicação etc.

Descrição dos principais produtos e serviços

Faça uma lista ou tabela com todos os produtos a serem produzidos/vendidos ou serviços a serem prestados. Se preferir pode tirar fotos para ajudar na documentação. Caso sua empresa vá trabalhar com muitos produtos/serviços, descreva com o máximo de informações possível cada um deles.

Preço

O preço é um dos atributos mais importantes do seu produto/serviço. Antes de produzir/vender determinado produto/serviço, você deverá pesquisar quanto o consumidor está disposto a pagar por ele, isso pode ser feito perguntando diretamente para o consumidor ou pesquisando os seus concorrentes diretos.

Também deverá considerar todos os custos do produto/serviço, pois pode ser que seu concorrente direto pratique um preço muito baixo porque os custos são bem mais baixos que o seu. Então, calcule tudo!!! Vamos falar com mais detalhes sobre este assunto no Plano Financeiro. Continue acompanhando.

Vou postar um texto sobre formação do preço de venda. Acompanhe!

Estratégias Promocionais

São as estratégias que sua empresa utilizará para “falar” com o consumidor.  Veja algumas delas a seguir:

  • propaganda em rádio, TV, jornais, revista: pode ser propaganda institucional e ação de venda (aquela que oferece alguma vantagem para o cliente: este tipo de ação só deve ser feito se sua empresa tiver realmente algo a oferecer).
  • internet: pode ser site próprio, redes sociais, anúncios em outros sites.
  • distribuição de amostras grátis ou brindes.
  • mala direta (tem pouquíssimo retorno: menos de 5%), folhetos e cartões de visita.
  • catálogos impressos ou digitais.
  • carro de som, faixas, outdoors, empenas, painéis, mídia urbana etc.
  • sorteios (concursos culturais, onde a compra do produto não é obrigatória ou sorteio mediante embalagem, código de barras etc.).
  • descontos.
  • feiras e eventos.

Estrutura de comercialização

Aqui, estamos falando sobre canais de distribuição: atacado, varejo: canal especializado, distribuição em massa, canal segmentado?

Também falamos sobre a equipe de vendas: será equipe própria ou terceirizada? vendedores internos ou externos? Teremos algum serviço de venda diferenciado?

Quais ferramentas serão utilizadas para fazer a venda? venda direta em loja? porta a porta? representante? só venda on-line? venda por telefone? todas juntas?

Localização do Negócio

Caso sua empresa vá ter uma loja física, escolha o local com muito cuidado. Leve em conta o perfil do seu cliente, avalie se sua futura vizinhança agradará seus clientes, avalie estacionamento, facilidade de acesso, proximidade com concorrentes diretos, e claro, não esqueça de analisar o contrato de locação, condições de ´pagamento…

Bom, nos vemos no próximo post da série sobre Plano Operacional.

Cristina Brasão

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